Encontre seu filme!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Jurassick Park III (2001)


"Jurassic Park III" é um filme inferior aos anteriores, embora mostrando dinossauros mais realistas, porém apresenta um roteiro fraco para um filme de tamanha importância cinematográfica!

Os dinossauros estão excelentes aqui, evoluindo muito do segundo filme, apresentando feições mais detalhadas dos animais, acrescentando muito à mitologia destes filmes. Porém esta terceira parte tem mais pontos negativos do que positivos. Para iniciar, o filme é o menor dos três, mas isto caiu até bem para a película, levando em consideração o roteiro falho que este transmite aos telespectadores. Caso o filme possuisse um roteiro elaborado como nos dois primeiros exemplares, sua duração deveria ser a mesma que ambos anteriores.

Diferentemente dos dois primeiros, aqui não se cria um clima de tensão quando as cenas eram protagonizadas pelos dinossauros, dando a impressão que se tornaram algo "comum", ao aparecerem sem emoção alguma, pois nos dois primeiros as cenas protagonizadas por estes eram sempre carregadas de cenas eletrizantes, com toques de tensão e ação.

O duelo entre T-Rex e Spinossauro é de encher os olhos, de tão bem feito que ficou, tornando-se a melhor cena do filme. Mas isto é o problema. Uma cena no início do filme se tornar a melhor, sendo que ainda teríamos todo o "confronto" de dinossauros com o novo grupo na ilha....

Spinossauro, o novo dinossauro encarregado de infernizar a vida do grupo não passa o mesmo carisma que foi conquistado com muito suor e sangue pelo T-Rex, nos primeiros filmes, tornando-se um dinossauro qualquer no filme, sendo que é o principal.... Os Pterodáctil acabam por se tornarem mais interessantes que o grandalhão no filme.

Cenas inverossímeis permeiam o filme por muitas vezes, dentre elas podemos destacar quando Alan Grant é cercado por inúmeros Velociraptors, mas no último instante é salvo pelo garoto! Ele ficou uns 5 segundos no meio do grupo de dinossauros sem ser atacado, contrariando o que tinha sido mostrado minutos antes, onde atacavam de imediato quem entrasse em seu caminho, principalmente se for alguém que roubou seus ovos!!!


Outra cena seria o final equivocado, na entrega dos ovos aos Velociraptors....Como Alan Grant conseguiu "enganar" os dinossauros daquela forma ridícula e impossível? Eles tinham a mesma inteligência que os primatas, ou até mais segundo Alan Grant no início do filme, mas não teriam entendido a "mensagem de socorro" dada por Grant...Fora a mais absurda, que é a que o garoto ficou cerca de 2 meses na ilha, "escapando" de ser devorado por centenas de animais que ali vivem, sem ao menos conhecer a ilha!

A trilha sonora continua lá, mas de forma um pouco inferior ao segundo filme, onde tínhamos trilhas que colaboravam com as emoções oferecidas pelo filme! Aqui temos uma grande dose de comédia, tirando qualquer chance de tensão ou de uma cena onde roeríamos as unhas de apreensão, como algumas cenas dos dois primeiros filmes fazem tão bem!

A direção de Joe Johnston é inferior a de Spielberg, deixando seu filme chato na maioria da projeção, sem se quer dando um pingo de emoção do que víamos acontecer na tela! O final é sem graça, ambientado em uma escuridão na maioria das vezes chata, e principalmente por passar vários minutos em baixo da água. Não há tensão alguma no "duelo" final e dá a impressão de ter acabado rápido demais.

Se houver uma Parte IV futuramente, que a trama enfoque mais em uma história convincente e não apenas na concepção digital dos dinossauros (que por sinal está fantástica)....Mude a direção, apresente novos dinossauros, traz Neill e Goldblum juntos, tire um pouco a comédia e abordem mais cenas dramáticas e tensas!

"Jurassic Park III" infelizmente não conseguiu chegar perto de seus anteriores, porém curta os efeitos especiais fantásticos oferecidos!


Nota: 5.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário