Encontre seu filme!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Velozes e Furiosos 5 (2011)


Até que enfim a série Velozes e Furiosos reencontrou seu caminho, perdido através de continuações sem peso e criatividade. Parece que o diretor Justin Lin resolveu dar prosseguimento a uma história que vá se desenvolvendo de um capítulo ao outro, com o constante vai e vem de personagens antigos e consagrados e a inserção de alguns novos que parecem terem vindo para ficar de vez. O engraçado é que Lin dirigiu o péssimo Desafio em Tóquio (2006), que mesmo com a intenção de renovar as características que foram desastradamente repetidas na parte II, não conseguiu realizar um projeto de grande emoção e ação como foi o original de 2001. O diretor então teve que, aos trancos e barrancos, começar praticamente do zero com Velozes e Furiosos 4 (2009), conferindo um novo estilo para a história, um desenvolvimento linear que parece ter dado certo e conquistado o público.

Fast Five já é a maior abertura de 2011, sinal de que o público voltou a se interessar por estes projetos, que apesar de serem feitos claramente para arrecadar dinheiro aos cofres da produtora, contam também com um constante desenvolvimento dos personagens e seus destinos, todos entrelaçados e amarrados de forma eficiente, embora forçada alguns momentos. A trama deste quinto capítulo se inicia a partir do desfecho da anterior, o que traz um nível de continuidade excelente para a série, perdido com as primeiras continuações. O público gostou, e enquanto estiver aprovando, mais e mais capítulos serão lançados.

Como se não bastasse a reunião sempre bem vinda da dupla original da série Vin Diesel e Paul Walker, desta vez o diretor não se contém e traz de volta várias figuras carimbadas da saga, como Tyrese Gibson e Sung Kang, além de algumas surpresas (para quem viu as cenas finais após os créditos do filme). O retorno destes personagens não apenas foi bem vinda, mas extremamente eficiente em conferir diversão à trama, que em nenhum momento se mostra maçante ou desinteressante. Os diálogos são legais e provocam bons momentos, principalmente com o personagem Roman.

Como se o time já não estivesse reforçado por demais, a inserção de Dwayne Johnson na trama contribui ainda mais para conferir emoção às perseguições de automóveis no Rio. O grandalhão trouxe consigo bastante expectativa, levando milhares de fãs aos cinemas na busca de ver cenas repletas de ação e o tão aguardado confronto de seu personagem com o de Diesel. E sem dúvida a luta dos brutamontes não desaponta e é um dos grandes espetáculos de toda a saga, com muita movimentação em uma passagem comprida que deixará todos os amantes de uma boa luta felizes da vida.


Fast Five não é apenas a melhor continuação da série, como também é a mais movimentada. O Rio de Janeiro é totalmente destruído e assolado pelas máquinas potentes dos protagonistas, com um CG sendo empregado de forma brilhante, não apenas na cidade grande, como também em passagens na favela e outras em um penhasco (uma das melhores seqüencias de ação do cinema moderno). Nem o tráfico muito menos a policia consegue deter Dominic e seus amigos, que juntos, realizam um festival de destruição nas ruas da cidade maravilhosa.

Mas o diretor guarda seu grande momento para o desfecho da trama, que nos últimos 30 minutos, realiza uma quase ininterrupta seqüência de ação formidável, contendo muitos tiros, acidentes automobilísticos, explosões e uma correria desenfreada brilhante. É um clima maravilhoso que se instaura por completo na trama, repleta de reviravoltas e momentos dramáticos, daqueles de gelar totalmente a espinha. Quem for assistir a toda esta loucura final é melhor se preparar para segurar a respiração e acompanhar uma das mais belas e eletrizantes seqüencias de ação dos últimos anos.

Fast Five é uma viagem alucinante, cheia de ação e emoção de qualidade, e mesmo que sua trama se mostre inverossímil em muitos momentos, além de facilitar alguns acontecimentos (como por exemplo, o grupo passa o filme todo planejando e treinando para invadir a delegacia, colocando os fatos como impossíveis, sendo que conseguem resolver as coisas em poucos instantes e com certa facilidade), o filme funciona e muito bem por sinal. Agora é aguardar o sexto capítulo, que também está confirmado, bem como a explicação de algumas pontas soltas levantadas neste capítulo. Para quem penou que a série estava com os dias contados, se enganou feio.

Nota: 8.0


Um comentário:

  1. Não estou muito animado para conferir esse no filme da série. Medo do retrato que eles fizeram do Rio.

    ResponderExcluir