Encontre seu filme!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Sexta-Feira 13 - O Capítulo Final (1984)


O capítulo final da saga de Jason nos cinemas chegou em 1984, dois anos após o lançamento bem sucedido da terceira parte. Sai Miner e entra Zito, que além de dar um gás diferenciado à série, que já apresentava sinais óbvios de saturação, conferiu à trama um Jason mais implacável, restando pouco do ser humano que um dia foi. O roteiro é mais consistente, e insere mais personagens ao contexto da história, deixando tudo mais dinâmico e movimentado, com a ação se passando na casa de uma família, os Jarvis, na casa ao lado, repletos de adolescentes, que serão as vitimas fresquinhas de Jason, além de um personagem por fora, que busca vingança pela morte de sua irmã no segundo capítulo. Ou seja, muitos ingredientes novos completam este capítulo.

Sexta Feira 13 Parte IV começa logo após os acontecimentos do último capítulo, onde mais uma vez os roteiristas parecem esquecer completamente de manter uma continuidade lógica para os fatos. Como que chegam mais adolescentes para festar no meio da mata, e ninguém os avisa que morreram quase 30 pessoas em apenas dois dias? Cadê a policia deste local? O pior ainda está por vir, pois desta vez uma residência aparece nas redondezas do lago, mas por incrível que pareça, nunca foram importunados pelo mascarado. Será porque? Pelo menos a mocinha deste capítulo é mais bonita que a anterior, que além de ser burrinha e irritante, era totalmente inútil. Aqui a garota mete porrada em Jason, apesar deste pouco sentir.

A matança começa cedo, logo no hospital para em seguida regressar à Crystal Lake com todo o estilo. Até uma viajante, que não tinha nada a ver com nada, morre dolorosamente pelas mãos de Jason, o que é sinal de que a partir deste capítulo, tudo que se move e tem o azar de atravessar o caminho sangrento de Jason, estará em maus lençóis. A violência aqui supera os capítulos anteriores juntos, pois as mortes estão bem mais criativas e gráficas, aspecto este proveniente pelo retorno do mestre dos efeitos visuais Tom Savini, que também trabalhou no primeiro capítulo da saga. A seqüência das mortes também é lógica e pouco surpreende o público, mas isto não atrapalha o deleite dos fãs ao acompanharem muitas mortes interessantíssimas. Aliás, este capítulo apresenta um grande número de mulheres nuas, coisa rara nos anteriores.


A aparência de Jason está grotesca, e este quase não se comporta como humano mais, embora ainda não tenha se transformado no zumbi imortal que viria a ser a partir da Parte VI. Sua pele e unha estão escuras, o rosto por baixo da máscara também mudou novamente, sendo que as imperfeições de seu rosto e olho mudaram durante todos os capítulos. Aqui o aspecto psicológico novamente volta a ser trabalhado, como na Parte II, onde o garoto Tommy se disfarça de uma criança que lembra o próprio Jason parta tentar enganá-lo. Quando o filme vence sua metade, as coisas pegam fogo de vez, em muitas cenas de perseguição, corpos sendo arremessados de janelas, nudez e muito sangue falso. A Parte IV possui praticamente tudo que os fãs do gênero gostam.

Sexta Feira 13 Parte IV foi lançada como o capítulo final da saga sangrenta de Jason. A história e a direção de Zito pelo menos não tenta enganar seu público ao vender propaganda enganosa, pois de fato, o mascarado morre de vez aqui (os produtores da série Jogos Mortais poderiam seguir o exemplo e pararem de vender propaganda enganosa com últimos capítulos). Aliás, a passagem final onde Jason é morto é bastante violenta, chegando a partir sua cabeça em duas, em uma seqüência sangrenta e forte, acima dos padrões que vinham sendo mostrados. A série dava adeus às tramas sérias e que possuíam algum tipo de valor. O que viria em seguir (com exceção da sexta parte) seria pra afundar de vez o personagem, com filme picaretas e sem personalidade alguma.


Nota: 8.0




Nenhum comentário:

Postar um comentário