Encontre seu filme!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Sexta-Feira 13 - Parte 2 (1981)


A continuação do sucesso "Sexta feira 13" (1980) chegava no ano seguinte, apresentando desta vez Jason como o assassino principal do filme!

Este filme, dirigido por Steve Miner é tão bom quanto seu antecessor, mostrando um clima de suspense e tensão quase que toda a projeção. Jason Voorhees aqui assume o papel de assassino, matando os adolescentes que reabriram o acampamento Crystal Lake e vingando a morte de sua mãe!

Apesar de começar de forma um pouco meio equivocada, mostrando Jason na cidade de Alice, para matá-la e vingar a morte de sua mãe, já surgem alguns questionamentos: Como que ele foi para lá? Um sujeito que cresceu na floresta e possuidor de uma aparência grotesca? Ele pediu um táxi para ir até lá, depois que olhou na lista telefônica o endereço de Alice? enfim....Depois que mata Alice, sua vingança poderia ter acabado por ali mesmo, tendo em vista que acabara de matar a mulher que assassinou sua mãe...mas não, claro...Jason teria que voltar a floresta e acabar com os novos adolescentes que voltam a perturbar as redondezas....


O clima de acampamento é o mesmo do primeiro filme, mostrando um lago bem bonito, uma floresta fechada, com um clima sombrio a noite, aliado com suspense e tensão em cenas externas! O fator "mostrar o assassino apenas no final" aqui dá certo, pois não conhecemos Jason, apenas aquela alucinação de Alice no fim da "Parte I", o que oferece uma sensação de aflição, a mesma que sentíamos na "Parte I", para a revelação do assassino...E aqui é bem maior, mais forte e cruel..não dá chances alguma para os mocinhos!

O clima de suspense é bem conduzido e o roteiro elaborado bem, com uma divisão entre os adolescentes, com alguns se dirigindo para a cidade e outros para ficarem para morrer nas mãos de Jason! Amy Steel (GinnY) a nova protagonista, é bem mais burrinha do que a personagem de King, também não é possuidora de todo o carisma de Alice da "Parte I".

Da mesma forma como aconteceu na "Parte I", a perseguição final é arrastada a favor da protagonista, tendo em vista que esta deve sobreviver, e sempre deve escapar das mãos do assassino, oras...mas antes ele matou a todos sem problemas, e desta vez não consegue agarrar uma mocinha burrinha como Ginny...Uma solução para isso seria que sempre nas perseguições finais, pudessem ter mais uns 2 ou 3 personagens, que estes seriam mortos um de cada vez até chegar na mocinha, com um golpe de sorte, acertaria o vilão, e não essas perseguições chatas, que sabemos que vão enrolar alguns minutos mostrando a protagonista enganando o vilão, até chegar a hora do "golpe final" !


Exceto isso, o filme possui cenas muito bem feitas, recheadas de suspense, seguida por mortes assustadoras e cruéis...Podemos destacar a do xerife, que persegue Jason até sua velha casa para depois ser morto por trás....toda a cena foi bem elaborada, com um clima sinistro permeando as cenas e a tensão de não saber se o assassino estará por ali naquele momento! Outra cena de tirar o fôlego é quando Giny chega na casa de Jason e ao olhar pela janela o vê correndo em sua direção...Assustador!

Momentos de tensão, o clima de suspense mantido da "Parte I", as personagens com o sexualidade a flor da pele, o assassino sendo revelado no final, a trilha sonora conduzida de forma eficaz, a direção de Miner correta, faz deste filme o melhor após o I, quando comparado com os demais da série!

Este filme ainda tinha traços de simplicidade, de algo bem feito e realmente importando com o que entregariam ao público, não o que foi feito das partes 3 em diante, onde o faturamento era o mais importante, não que esta não tenha sido a intenção desta "Parte II", porém realizada com mais cuidado, sem muitos erros ou furos na projeção, com um clima de suspense sendo mantido, ainda respirando ares de filme de terror dos bons!


O roteiro no final da projeção nos mostra um pequeno envolvimento psicológico de Jason com sua mãe, quando Ginny veste as roupas da senhora Voorhees, dando um toque mais a fundo nesta relação, mostrando um Jason meio bobo, sendo enganado pela protagonista, pois este vê em sua mãe a coisa mais importante de sua vida, e após o trauma de ver (supostamente) sua mãe ser decapitada...

Nos filmes posteriores Jason se tornaria algo sem sentimento algum, um verdadeiro zumbi, até mesmo querendo matar o restante de sua família como na Parte XI. Esta Parte II consegue realizar o que queria, não com perfeição, mas consegue manter ainda o clima de suspense e um pouco do nível de tensão do primeiro...

Jason é um homem aqui, corre e sente muita dor também...o que é bem melhor do que ver aquele grandalhão zumbi só caminhando para pegar suas vítimas! Miner entrega um bom filme slasher Movie, onde garante diversão para os fãs deste tipo de filme!


A partir da próxima parte as coisa se tornariam unicamente comercial, não importando nem um pouco com o que os fãs achariam, tornando uma boa história em roteiros sem pé nem cabeça, caça níqueis de produtores sedentos por dinheiro, espremendo até o limite seu personagem de sucesso....


Nota: 8.5




Nenhum comentário:

Postar um comentário