Encontre seu filme!

domingo, 1 de maio de 2011

Uma Prova de Amor (2009)


Uma Prova de Amor é um filme que apresenta muitas ideias originais, apelando bastante para o chororô. Aliás, essa é uma marca registrada na maioria dos filmes de Nick Cassavetes. Nas questões dramáticas, ele se sai muito bem, mas desliza em alguns outros aspectos.

A história acontece em volta de Anna (Abigail Breslin), uma pré-adolescente que teve seu nascimento programado por seus pais a fim de ser uma doadora perfeita para sua irmã leucêmica Kate (Sofia Vassilieva). Em determinado momento, Anna se revolta e contrata um famoso advogado (interpretado por Alec Baldwin) para conseguir emancipação médica. Isso, obviamente gera um grande conflito familiar, principalmente com a mãe Sara (Cameron Diaz).

O filme peca por apresentar temas tão diferentes, mas não se aprofundar em nenhum deles. O fato de outras histórias irem aparecendo durante a trama, compromete o desenrolar dos acontecimentos iniciais. No entanto, essas histórias secundárias que vão aparecendo são de extrema delicadeza. O romance entre Kate e outro paciente com leucemia é de fato comovente, dando certa leveza numa história tão densa.

Um dos percalços do filme é a escalação de Cameron Diaz para o complexo papel de Sara. Temos de admitir que Diaz não se dá bem com personagens de grande carga dramática. Sendo assim, ela apresenta apenas uma atuação normal, sem o talento necessário para dar maior profundidade à personagem. Jason Patric também não convence como deveria no papel de pai de família, talvez por seu personagem ser deixado de lado em quase todo o filme.


Mas tirando esses deslizes do filme, a trama é bem sucedida em provocar grandes emoções. Os personagens tem certo ar de mistério, onde você sente que nunca os desvendou plenamente. Isso proporciona um interesse maior no desenrolar do filme. A forma como a história é narrada também é bastante criativa, permitindo ver todos os pontos de vista de cada membro da família e como cada um é afetado pela doença de Kate.

Como todo filme de Cassavetes, é praticamente impossível não chorar em determinados momentos. O trecho em que toda a família Fitzgerald vai à praia é digna de nota, onde a música "Feels Like Home" se encarrega de emocionar todos ao extremo. Como forma de cativar o espectador do começo ao fim, o filme parece cercado por um segredo o tempo todo, principalmente à medida que o final se aproxima.

Em suma, Uma Prova de Amor é um filme bom, mas que poderia ter se saído bem melhor. De qualquer forma vale a pena assistir, pois traz uma história totalmente nova e de fato comovente.

Nota: 8.5

3 comentários:

  1. Muita gente fala mal desse filme, mas uma coisa é certa, ele é por demais comovente, e eu gostei, apesar de tudo... Bom texto :D

    ResponderExcluir
  2. Eu também gosto bastante. Cai em algumas armadilhas melodramáticas, mas no geral, emociona bastante. Mas Cameron Diaz sempre me incomoda.

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é lindo, apesar de algumas coisas nao serem como na realidade, é a pura verdade! Amo ele!

    ResponderExcluir