Encontre seu filme!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Todos Dizem Eu Te Amo (1996)


E que dia maravilhoso para amar!

O que mais falta na filmografia de Allen? Nada. Já que a cada ano o cineasta revela um novo “às” na manga que surpreende, seja para o bem ou para o mal, todo o público e a crítica mais especializada. Durante sua vasta carreira o diretor já fez incursões nos mais diversos gêneros, apresentando as mil e uma faces de sua criatividade. Dessa forma, nada mais natural que Allen implantar-se no gênero dos musicais, presenteando-nos com uma história divertida e encantadora que só um perito nesse assunto poderia promover. Todos Dizem Eu Te Amo é a passagem de ida de Allen aos musicais, homenageando com requinte os clássicos da Era de Ouro de Hollywood, o resultado, como não poderia deixar de ser, é coberto pela graça e charme costumeiros, que somente Allen sabe aderir a seus projetos.

O filme é uma comédia romântica polvilhada com agradáveis canções e graciosos números musicais, que criam uma linha entre o que o diretor tanto proporciona em sua carreira e o que ele visa homenagear. Toda a trama de Todos Dizem Eu Te Amo é leve, dona de um humor suave, onde sua sessão se compacta perfeitamente a uma perfeita tarde chuvosa de sábado. Allen apresenta uma narrativa simples, que através de sua singeleza possa tocar fundo no coração de seu público mais apaixonado. O filme retrata as idas e vindas do amor, apresentando as mais diversas facetas deste sentimento através das tramas paralelas entre casais e enamorados em meio a um cenário urbano, pontuado pelas mais deliciosas melodias.

Woody Allen faz de Todos Dizem Eu Te Amo sua serenata para o público que o admira, presenteando o espectador com uma produção prazerosa de se acompanhar. O filme consiste em narrar a estória de uma grande família administrada pelo casal Steffi e Bob, que têm juntos quatro filhos, um destes fruto do casamento anterior de Steffi com Joe, com quem ainda mantém um relacionamento bastante amigável. O filme é narrado por Djuna, filha de Joe e Steffi, que apresenta sua visão sobre aquela família enorme e desajustada, onde seus componentes dão rumo a este conto moderno sobre múltiplas tramas sobre o amor.


Todos Dizem Eu Te Amo toca seus pés no irreal, para aderir neste conto urbano uma narrativa de sonho, desligando-se um pouco da realidade monótona e repetitiva. Sendo assim, o filme apresenta seus números musicais das maneiras mais inusitadas possíveis, onde o real se mescla com a imaginação, e a climatização da obra ganha ares mais graciosos, numa interação de elementos e fórmulas perfeito. Cada apresentação musical guarda consigo uma pequena demonstração do que a época dourada dos musicais americanos possuía; Allen homenageia o gênero com sofisticação, ternura e respeito, ao incluir todos os ingredientes mais básicos para se preparar um bom exemplar da categoria. Todos Dizem Eu Te Amo conta com uma estória doce, amável, açucarada por um ritmo romântico e musicalmente vibrante, como uma boa comédia musical deve ser.

Nesta obra, Allen abandona o humor sarcástico e irônico que o fez tão famoso, maquiando sua obra com uma comicidade mais simples, mais pueril até. Essa distância do humor mais sério torna-se uma pequena falha em Todos Dizem Eu Te Amo, da mesma forma que há personagens em demasia, tornando o enredo a princípio complicado de se assimilar, uma vez que são tramas e mais tramas em excesso, concluindo uma história que, ainda que simples, revela-se abarrotada por demais. Ainda sim, Allen compensa esse tropeço, construindo lindas cenas, que representam toda a sua expansão criativa, como a cena de encerramento do filme, que se despede do público de uma forma bela e mais do que digna para um musical deste naipe.

Todos Dizem Eu Te Amo é, em suma, mais um presente que Woody Allen cede a seu público, só que dessa vez ele presenteia não somente os admiradores de seu talento, mas qualquer um apaixonado pelos clássicos musicais, que podem se deleitar com este digníssimo resgate a um gênero a tanto adormecido. Aqui temos a prova “dos nove” sobre a destreza de Allen ao passear por qualquer gênero, mostrando-se o quão versátil e criativo é, seja em qualquer categoria que se aventurar; desse modo, Todos Dizem Eu Te Amo não poderia deixar de se estabelecer como um belíssimo espetáculo, e como tal, torna-se merecedor de todas as salvas e aplausos que possa receber de seu público.

Nota: 7.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário