Encontre seu filme!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Como Perder um Homem em 10 Dias (2003)


No início, eles se odeiam. Aos poucos, vão nutrindo algum sentimento mais forte um pelo outro. Lá pelas tantas, brigam. Mas no final, tudo se ajeita. Esta fórmula, hoje pra lá de batida e desgastada, já foi e ainda é incessantemente utilizada nas comédias românticas de Hollywood. Repetitiva ou não, é a fórmula que o público gosta de acompanhar, e os estúdios apenas entregam o básico do básico que é exigido por estas produções.

Como Perder um Homem em 10 Dias é mais um destes exemplares lançados aos montes a cada ano que passa. E é sempre bom quando, no meio de tantos exemplares carentes de algo mais atraente, surgem uma ou outra produção que apresenta algum vigor, alguma capacidade de realizar algo decente. Dirigido por Donald Petrie (responsável pelo sucesso Miss Simpatia, com Sandra Bullock), Como Perder um Homem em 10 Dias cumpre sua proposta de divertir e entreter, e com muita eficiência.

Ben Barry (Matthew McConaughey) é um publicitário que faz uma grande aposta com seu chefe: caso faça com que uma mulher se apaixone por ele em 10 dias ele será o responsável por uma concorrida campanha de diamantes que pertence à empresa. A vítima escolhida por Ben é Andie Anderson (Kate Hudson), uma jornalista feminista que está desenvolvendo uma matéria sobre como perder um homem em 10 dias e está decidida a infernizar a vida de qualquer homem que se aproximar dela. Ambos se conhecem em um bar, sendo que escolhem um ao outro como alvo de seus planos.


O maior acerto do filme é apostar em momentos cômicos simples e leves, sem ficar apelando para o costume do gênero em inserir os personagens no meio de situações vergonhosas na tentativa de fazer rir. As piadas vão surgindo de acordo com a necessidade do momento, e a habilidade de Petrie em comandar cenas do tipo ajudam a manter o filme sempre no limite do bom gosto.

E exibindo uma química capaz de gerar inveja na maioria dos exemplares, Matthew McConaughey e Kate Hudson entram em perfeita sintonia, não apenas com seus personagens, mas também entre si. McConaughey utiliza sabiamente sua canastrice para compor o galante Benjamin Barry, mas é Hudson quem realmente rouba todas as cenas. As tentativas da personagem em irritar seu parceiro, se não inspiradas, conseguem arrancar risadas garças ao bom timing de Hudson, e definitivamente, o filme se torna dela.

Assim, pouco importa a previsibilidade e a obviedade do desfecho do longa, óbvio desde o surgir dos créditos iniciais. O que conta realmente é o nível de diversão proporcionado, e neste quesito, Como Perder um Homem em 10 Dias se sai muito bem. 

Nota: 7.0

2 comentários:

  1. É uma comedinha bem boba, mas que corresponde as expectativas para o genero, na minha opniao... Lembro que quando assisti fiquei um bom tempo com You're so Vain, na cabeça, rs.

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ser bastante clichê, taí uma comédia romântica que eu gosto bastante!!!

    ResponderExcluir