Encontre seu filme!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Karatê Kid - A Hora da Verdade (1984)


Baseado no roteiro original e personagens de Robert Mark Kamn, o diretor John G. Avildsen (Rocky Um Lutador) foi o responsável pela direção de 'Karatê Kid' em 1984, que rapidamente se tornou um grande sucesso, marcando gerações não apenas nos EUA mas em todo o mundo. Na trama, o jovem Daniel Larusso, interpretado pelo ator Ralph Macchio, que na epóca de garoto não tinha nada, tem que enfrentar seus medos e inseguranças, quando ao se mudar com sua mãe para uma nova cidade, começa a ser 'perseguido' por um grupo de caratecas local. Com a entrada e auxílio do personagem Miyagi, interpretado muito bem por Pat Morita, as coisas começam a mudar para Daniel, bem como a trama, que torna-se bem mais carismática e divertida.

Daniel é meio rebelde e com gostos extravagantes, porém é quando se aproxima de Ali (Elisabeth Shue) seu comportamento vai sendo suavizado, dando a entender que começa finalmente a aceitar sua nova cidade, porém este relacionamento traz também o perigo, e aqui atende por um grupo local de Karatê, liderados por Jhonny (William Zabka). Macchio construiu um Daniel simples, porém altamente carismático, trasmitidas aos telespectadores através de suas ações e seu comportamento, principalmente da metade para seu final. Acompanhamos com ele seus medos e felicidades, sendo que sua personagem se desenvolve de forma natural na trama, com os desafios que vão sendo impostos por demais personagens.

Johnny Lawrence e seu grupo, comandados por Jhon Kreese (em uma interpretação canastrona do ator, bem como sua participação no filme do ano seguinte 'Rambo II: A Missão) são o grande empecilho para o jovem Daniel, que apesar de provocá-los algumas vezes, não quer brigar. Da forma como foi editada o longa, é possível sentir tamanho dinamismo nas cenas envolvendo Daniel com o grupo de Jhonny, bem como nas lutas oficiais no ginásio, no último terço do filme. Tudo na tela é verossímel, onde o público interage ainda mais com a trama, onde poderia acontecer de verdade. A luta final é emocionante, com vários cortes rápidos entre os atores no tablado e os que acompanham ali do lado, que são a todo momento auxiliados com uma trilha sonora inspirada de Bill Conti (eterno parceiro do diretor Avildsen).


Sem dúvida alguma, se tem um fator diferenciado que tornou possível o grande sucesso do filme, os créditos devem ser dados a Pat Morita, que interpretou uma personagem altamente carismática e divertida, o mestre de Daniel, o Senhor Miyagi. Sua caracterização é inspirada e suave, não soando forçada hora alguma, tanto é que foi indicado ao Globo de Ouro e ao Oscar, na Categoria Melhor Ator Coadjuvante. Entregou uma personagem que a todo momento transmite uma sensação de calma e suavidade em tela, onde sua relação com Daniel flui de forma cativante no decorrer do longa, bem como um desenvolvimento emotivo para ambos, que de sensei no início, torna-se algo como um 'Pai' para Daniel.

Quando lançado em 84, tornou-se rapidamente um sucesso de bilheteria, devido a seus personagens carismáticos e sua trama bem amarrada, sendo divertido, cativante e emotivo, com um esquema que relembra o sucesso Rocky de 1976, onde um garoto deve enfrentar suas adversidades com garra e confiança, assim superando todos os obstáculos impostos! Estreou em 22/06/1984, arrecadando mais de 90 milhões apenas nos EUA, garantindo assim uma continuação logo em seguida, que foi lançada em 86. Presente na lista de filmes que marcaram os anos 80.

Nota: 8.0



Nenhum comentário:

Postar um comentário