Encontre seu filme!

sábado, 3 de setembro de 2011

Intriga Internacional (1959)


Bom suspense, ótimos diálogos e uma cena que entrou para a história. O professor Hitchcock ensina como misturar tensão, comédia e ação em um mesmo filme, e como garantir o seu sucesso.

Este com certeza não é o melhor trabalho do diretor inglês Alfred Hitchcock. O mesmo homem, que dirigiu clássicos como Os Pássaros, Um Corpo que Cai e Psicose não repete o brilhantismo usual, mas isso não impede que o filme se torne um sucesso irremediável e por que não, um clássico do cinema. Intriga Internacional é um misto de gêneros: sspense, aventura, comédia, o filme tdo possui inúmeras passagens desses diversos gêneros, todas muito bem pensadas pelo competente roteirista Ernest Lehman. Ele conseguiu criar excelentes falas, cenas criativas (embora nem todas sejam tão convincentes) e momentos de puro prazer e desfrute do espectador. Algumas cenas como a do trem, a cena da facada, os momentos finais, todas elas são muito bem elaboradas, além da ótima idéia de se filmar no Monte Rushmore foi excelente, muito embora não fora autorizada as filmagens no local, nem a veiculação das imagens do monumento, um dos mais famosos e mais visitados dos Estados Unidos, portanto uma parte do Monte foi construído em estúdios.

Intriga Internacional conta com um elenco muito renomado. O galã e hilário Cary Grant, a bela Eva Marie Saint e o vilão da voz suave, o insosso James Mason. Entre eles somente Grant se destaca (ele é também o dono das melhores falas). Suas expressões e modos de linguagem são muito interessantes, sempre com um tom sutil e cômico de se expressar. Marie Saint já havia tido a oportunidade de demonstrar seu talento, em Sindicato dos Ladrões, pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante e atuou ao lado do lendário Marlon Brando, portanto seria uma imensa injustiça desmerecer seu incrível talento por um filme que não lhe rendeu boas críticas. Mason também não foi capaz de demonstrar seus verdadeiros dotes de ator, talvez ele nem os tenha, mas nesse filme ele manteve as mesmas expressões faciais, expressões pasmadas de um ator ainda "inexperiente".

Deixei para falar por último da cena mais famosa do filme, a cena em que Grant é perseguido pelo avião. Essa cena é curiosa e ao mesmo tempo muito intrigante, além de ser uma das mais famosas do cinema. Durante toda a cena, é possível notar a ingenuidade do personagem de Grant e a total capacidade do diretor Hitchcock de conduzir uma cena de completo suspense e apreensão, nem nenhum diálogo e nenhuma música de fundo. Acredito que somente gênios do gabarito de Hitchcock sejam capazes de tal feito. A cena conta com uma maravilhosa montagem, que sem ela, talvez a passagem nem fosse tão lembrada e reverenciada como é hoje, demonstrando mais aind ao talento de Hitchcock.


A espionagem também é um forte tema de Intriga Internacional. Durante toda a projeção, o personagem de Grant é perseguido e ele, inultimente, tenta provar sua inocência no roubo de um determinado carro, assassinato e inúmeros outros problemas que o personagem terá que enfrentar. Problemas que foram injetados no seu dia-a-dia comum, como se fossem puras coinscidências, mas que no fundo, talvez não sejam.

Alfred Hitchcock prova novamente sua interminável capacidade de entreter o espectador com suspenses afiadíssimos, embora esse não esteja à altura de seus eternos clássicos, mas nem por isso Intriga Internacional não pode ser considerado um bom filme, muito pelo contrário. Além de misturar vários gêneros, diverte e prende a nossa atenção e mexe com nossos nervos. Apesar de alguns problemas, é considerado um clássico e não pode deixar de ser conferido de maneira alguma, aind amais de tratando de uma obra incomparável, do incomparável diretor e mestre Hitchcock.

Nota: 8.0



Um comentário:

  1. Alfred Hitchcock era um mestre... único, sim! Infelizmente (ou felizmente, vai lá saber... pelo ao menos ainda verei!) ainda não assistieste clássico. Mas talvez brevemente verei.

    Abs!

    Victor Ramos

    ResponderExcluir