Encontre seu filme!

domingo, 6 de novembro de 2011

Gigantes de Aço (2011)


Até o momento, o ano de 2011 foi palco de duas combinações bizarras no cinema, que atestam o desespero criativo dos altos executivos de Hollywood. A primeira foi a combinação de ficção científica com westerns, resultando em “Cowboys & Aliens”; a segunda, mais recente, foi a mistura de ficção científica com os esportes à la anos 80: nasceu, assim, “Gigantes de Aço”. A primeira foi uma obra certamente original, enquanto a segunda é uma imitação quase descarada de filmes que moldaram o linguajar esportivo.  Ironicamente, a imitação superou a originalidade neste round: enquanto “Cowboys & Aliens” era uma boa idéia executada de forma tremendamente displicente, “Gigantes de Aço” é uma cópia desavergonhada que fez a lição de casa. O filme usa todos os clichês imagináveis, copia cenas inteiras de gigantes do cinema, abusa de uma trilha sonora apelativa, mas - que diabos! - é um filme bom demais! Prova que uma boa obra depende mais de sua execução do que de sua idéia.

Esse Frankenstein esportivo é uma obra tão cafajeste quanto os trejeitos de seu ator principal, Hugh “Wolverine” Jackman. Eu não brinco quando digo que todas as baboseiras sentimentalóides que podemos imaginar estão aqui: você terá todo tipo de cena para fazer rir ou chorar, mas eu garanto que você sentirá, por mais clichês que sejam as ocasiões, vontade de rir e chorar. A “culpa” é toda da direção nada menos que magistral de Shawn Levy, que conseguiu transformar um balde de chavões e cópias em um filme leve, agradável, divertido e emotivo. E, é claro, com muita adrenalina  e pancadaria.


“Gigantes de Aço” é um filme sem pudores e arrisca-se em “homenagens” que fariam Quentin Tarantino parecer um roteirista sutil. O filme todo copia a premissa do clássico “O Campeão”, além de se aproveitar de sua famosa cena final (considerada, devo mencionar, uma das mais tristes de todos os tempos) e recriá-la com Hugh Jackman sendo consolado pelo filho, após levar uma surra de certos desafetos (santo deus, até mesmo uma das falas do guri é idêntica à do filme original!). O filme continua roubando... perdão, “homenageando” cenas famosas de filme como “Touro Indomável” e, notadamente, “Rocky”. Quanto a este último, o filme perde qualquer intento de criar algo novo e reproduz exatamente a fórmula do filme, com o mesmo desfecho, os mesmos maneirismos e o mesmo apelo ao público.

Se os grandes artistas copiam e os gênios roubam, “Gigantes de Aço” certamente se tornou grande. Qualquer um pode copiar, mas uma cópia malfeita expõe o copiador ao ridículo. Um copiador bem sucedido, entretanto, fica com a fama e a fortuna (e alguns milhares de dólares em processos por propriedade intelectual, às vezes). Shawn Levy e os roteiristas John Gatins, Dan Gilroy e Jeremy Leven provaram que são copiadores experientes: eles sorveram, com espantosa competência, todo o espírito grandiloqüente dos filmes originais e o reaproveitaram, usando-o para tocar o lado vulnerável dos corações da platéia que, liberal ou cética, é nocauteada (esse trocadilho é obrigatório) pela surpresa de ver fórmulas tão antigas serem usadas de maneira tão sublime.


O filme, portanto, é uma batalha constante entre a competência e o clichê descarado; ambos passam quase toda a projeção em perfeita harmonia, sendo que a única função do primeiro é não deixar o segundo se tornar perceptível. Mas nem sempre ela consegue resistir às forças do “lado negro” da cópia: o filme perde seu tom de vez em quando, mas quase se desequilibra e morre quando o personagem de Jackman, logo no início do terceiro ato, sem nenhum motivo concreto, resolve “desistir” de seu filho. Esse conflito é nonsense, inútil e uma perda de tempo que poderia ter sido usado de maneira muito melhor. É aquele tipo de momento obrigatório em qualquer filme-chavão quando o personagem principal é redimido e descobre seu verdadeiro valor e blá, blá, blá, blá. A quebra de ritmo é monumental, o propósito é pífio e o resultado é broxante. O filme quase desandou. Quase.

Morreria ali, sem dúvida, se não tivesse decidido imitar, quase que frame by frame, o filme “Rocky”. O mote é o mesmo, os personagens são os mesmos (só que robôs) e o desfecho é absolutamente idêntico! Literalmente: diálogos inteiros de “Rocky” foram copiados! Mas, novamente, entra em cena a competência da direção e a universalidade da fórmula copiada: o terceiro ato é dolorosamente clichê, mas imensamente bem-feito e dono de um apelo irresistível. A velha fórmula de um “zero à esquerda” que, do dia para noite, alcança o topo do mundo é forte demais para ser derrubada. E, convenhamos, até que o filme a executou de forma melhor que “Rocky”: no original, Rocky disputa apenas uma luta, conseguida através da pura sorte - pelo menos aqui o robô-protagonista consegue ascender ao topo por meio de lutas intermitentes, e não apenas por um golpe do destino.


Ainda assim, sobra a impressão de que os personagens avançaram no tempo: uma hora o robô está disputando lutas de fundo de quintal e, na outra, vai parar na liga mundial! Mas, dada a altura do campeonato, essas falhas de roteiro são o que menos importam. A fotografia e todo o aparato técnico estão divinos; o filme possui imagens singelas e efeitos dignos de nota. Um ponto baixo fica com a trilha sonora original: excessivamente apelativa e melosa, ela funciona como a “força negra” da cópia descarada tentando derrubar a competência do filme. Já as músicas de terceiros, como Eminem e 50 Cent, são a jóia da trilha, ajudadas por uma montagem de tirar o fôlego.

“Gigantes de Aço” é uma dicotomia interessante: uma cópia insultante e uma diversão maravilhosa! Fazendo alguma reflexão, pode-se enxergar nele o caráter da Nova Hollywood: uma indústria que deixou de ser criadora, mas que ainda continua sendo uma ótima produtora.

NOTA: 7,0

2 comentários:

  1. Bom filme. Repleto de clichês, mas é divertido.

    ResponderExcluir
  2. Nâo meu se contro cara o filme e muito bom se não gosto o problema e seu mais falo por muitas pessoas no mundo que foi um dos melhores que ja assisti.. o filme começo e termino muito bem e raro ver um filme que tenha uma intensidade com o publico e que deixa um gostinho de quero mais esse filme com certeza foi e sera um grade sucesso com a sua 2 faze ai não fale pelos outro ok so fale por você porque nem todo mundo penca assim ok ...outra ates de criticar tenta fazer melhor...

    ResponderExcluir