Encontre seu filme!

sábado, 3 de março de 2012

Batman Eternamente (1995)

Em 1989 os cinemas arrebataram milhões com a mega-produção Batman, o primeiro filme do homem-morcego. Em seguida ganhamos Batman - O Retorno, uma continuação boa que trazia um tom obscuro e depressivo. Mas graças a essa atmosfera sombria as criançadas fãs do morcegão na época se assustaram com o filme, solução, trazer um diretor que fizesse uma coisa mais leve, mais apta a conquistar a molecada, qual foi a escolha? Joel Schumacher. O que ganhamos com isso? Um filme colorido, com musicas mal feitas e vilões toscos.
Batman Eternamente tinha tudo pra ter sido o melhor filme do herói, tinha uma boa proposta, um bom elenco, mas na hora de transpor saiu tudo errado. Nesse terceiro episodio encontramos Batman, agora interpretado por Val Kilmer (pra mim a melhor escolha pra estar por debaixo da mascara de morcego) atrás de Duas-Caras (Tommy Lee Jones) e o Charada (Jim Carrey, mais saltitante que nunca).
A historia contada em poucas palavras ate da uma impressão de que pode ser algo legal de se ver mas na ação a coisa é diferente. O Duas-Caras do filme nada mais é do que uma sobra do Coringa de Nicholson no filme de 89, rindo e pulando nas pontas do pés por qualquer motivo. E o Charada de Carrey mais parece um travesti em dias de paradas, com uma roupa colada e fazendo de suas caretas ja bem conhecidas.
O filme ainda contava com os problemas psicológicos pelos quais Bruce Wayne passava, com a lembrança do assassinato de seus pais, e é ai que entra a presença da Dra. Chase Meridian (Nicole Kidman) para ajudá-lo. E por ultimo ainda tínhamos a introdução de Robin (Chris O Donell) que apos Harvey matar seus pais busca vingança. Como falei o filme tinha uma boa historia mas graças as péssimas atuações e o fraco roteiro o que vemos na tela é um amontoado de coisas bobas.
A fotografia do filme é horrível, regado a verde e vermelho e com estatuas gigantes. Todo o tom sujo e de cidade "bandida" que Burton criou nos dois filmes anteriores foi estilhaçado pra dar espaço pra um lugar agradável. Na primeira cena do filme ja notamos o que a mudança de diretor ocasionou.
O figurino do filme é sem duvida um dos piores quesitos do mesmo, o uniforme do Batman sem duvida seria o mais bonito não fosse um pequeno detalhe: Introduziram mamilos no uniforme, que também foram estendidos ao do Robin cujo uniforme é até "legalzinho". O visual de Harvey até passa mas o colã do Charada é sem comentários. Vale a elegância de Bruce e a beleza da Dra. Meridian. Nem o batmovel escapou de ser destruído, criado sobre o mesmo chassi de seus predecessores ele foi uma afronta ao estilo do morcego. Cheio de luzes e uma roda brilhosa com "morceguinhos" o carro perdeu totalmente o estilo criado para o do primeiro filme. A trilha do filme também é ruim, num chega perto do que Danny Elfman havia criado pros dois filmes anteriores. Certas musicas beiram o ridículo, parecendo marchinhas de circo e dando um tom de comédia pastelão ao filme.
E por falar em comédia, chegamos as atuações. Val Kilmer se sai bem como Batman, deixa umas coisinhas a desejar mas nada ruim comparado com o resto do elenco. Ele consegui mostrar bem o drama pelo qual esta passando e a duvida entre ser ou não o Batman. Nicole Kidman é meio que uma bolacha de água e sal, num faz tanta diferença e ate entrega bem o seu papel, mas nada formidável levando em conta que seu personagem num é la tão importante. E quando chegamos ao parceiro do homem-morcego é que a coisa começa a desandar. Chris O Donnell faz um Robin tão sem graça que é ridículo. Um rebeldizinho mimado e sem expressão nenhuma. O único que realmente se sai bem dos mocinhos é Michael Gough, que esbanja carisma pela terceira vez como Alfred.
Agora, falando dos vilões, ( não se tem muito pra falar deles, pelo não coisas boas) não passam de caricaturas e figurinos extravagantes. Duas-Caras como ja falei num passa de um ser pulante e risonho, tentando descaradamente copiar o Coringa de 89, levando ao ultimo o nome do personagem, acredito que até hoje Tommy Lee Jones deve se envergonhar desse papel. Jim Carrey com suas já conhecidas caretas forçadas e uma roupa colada não passa de um palhaço brincando no set de filmagem e também com umas pontinhas de inspirações no antigo Coringa. Infelizmente sou obrigado a dar uma nota tão baixa a um filme que poderia ter nota máxima, mas caiu no tom de comédia e beirou o ridículo. Claro, tem seus méritos e algumas coisas que o salvam e não o deixam cair nesse abismo. Mas infelizmente o erro ganhou uma extensão e da pior forma possível e finalmente Schumacher conseguiu jogar Batman num buraco que parecia mais fundo do qualquer bat-caverna.

Nota: 4.0




Nenhum comentário:

Postar um comentário