Encontre seu filme!

domingo, 23 de setembro de 2012

Dredd (2012)



Respirem fundo, pois a comparação será tosca: “Dredd” é para os filmes o que Tiririca é para a política – um exemplar com todas as chances pesando contra si na balança, sem qualquer prognóstico favorável, mas que vence todas as desconfianças e entrega ótimos resultados. Tosca, sim, mas é a comparação ideal. Alguma coisa já indicava que “Dredd” seria algo superior à média quando o vi sendo avaliado e criticado muito antes de seu lançamento comercial. A produção estava tão confiante em sua proeza artística que resolveu dar a cara à tapa aos críticos do mundo, colhendo ótimos resultados. É um ato de coragem cada vez mais raro, e apesar de “Dredd” ser uma aventura, em teoria, estritamente comercial, ele consegue alcançar muito mais do que espera sua natureza, com algumas sacadas – sou forçado a admitir – de audácia admirável.

A primeira vista, o filme traz uma clara inspiração do cinema de Christopher Nolan, com seu realismo pulsante e seu tom levemente pessimista. Isso não é nada bom: como qualquer tendência ou “modinha”, há uma profusão de obras que seguem versões chulas desse “realismo Nolaniano”, como se a imitação fosse garantia da qualidade. Portanto, pé atrás para “Dredd”. Felizmente, ele se esquiva dessa armadilha – como se esquiva de muitas outras – e entende direito que o realismo vai muito além de uma fotografia escura ou um final triste: está em agregar os pequenos detalhes, a construção dos personagens e a consistência da história e fazer com que todos reflitam a realidade do público que a assiste. Essa conexão, que deixa um gostinho incômodo de que o que está na tela também faz parte de nossas vidas, é o que 95% dos filmes “sérios” de hoje em dia não têm. É um prazer constatar que “Dredd” está entre os 5%. Pé para frente!

Um breve resumo da ópera: o filme é uma adaptação da homônima história em quadrinhos (não muito popular por essas bandas, de fato) e um remake da bizarra versão cinematográfica protagonizada por Arnold “Hasta La Vista” Schwarzenegger Sylvester Stalone. Em uma América distópica e devastada por bombas nucleares (ok, clichê), a humanidade vive agregada em Mega Cidades, colossos urbanos exagerados, mas estranhamente críveis. Nelas, a justiça è mantida a duras penas pelos Juízes – policiais anabolizados cujos poderes compreendem os de um juiz, um júri e um executor – e é aplicada sobre um sistema automático e inflexível. Na Mega Cidade Um, o famoso Juiz Dredd fica responsável por uma novata cujos poderes psíquicos podem dar alguma vantagem ao capenga sistema policial; logo em seu primeiro caso, eles perturbam uma sádica criminosa, que ordena sua execução e, para isso, tranca-os no Mega Bloco (um prédio de 75.000 habitantes) sob seu comando.

A partir de seu décimo quinto ou vigésimo minuto em diante, o filme todo se desenvolve apenas neste espaço, deixando para trás a imensa Mega Cidade Um e focando-se na ação controlada e no jogo de personagens e eventos. Deixando de lado motivos de orçamento, ambição artística ou mero pragmatismo comercial, o importante é que “Dredd” evita o erro de tentar abarcar o mundo com os pés e de terminar como o sapo orgulhoso que engoliu a si mesmo. O simples fato de restringir personagens tão fascinantes (e improváveis) a um espaço limitadíssimo já revela uma coragem intimidadora e mostra quão desafiadores foram os planos que a produção se auto-impôs. Os obstáculos são os mesmos de “12 Homens e uma Sentença” (como desenvolver uma ação convincente em um espaço mínimo) e o resultado é semelhante a filmes como “Aliens” – ou seja, uma experiência bem sucedida.

O tom geral, porém, parece não o de um filme propriamente dito, mas de um “exercício conceitual”. A obra chega ao público embalada em um formato super comercial, com a enxuta duração de uma hora e meia e um rimo no qual nem os créditos finais são passados com calma. Fica a sensação de que a equipe do longa, por melhor que tenha se saído com o material entregue, queria realizar algo muito maior do que o que de fato pôde. Ainda assim, o filme nunca parece “corrido demais”; sua montagem é consistentemente ágil, com apenas alguns deslizes (a cena em que Dredd e Anderson invadem o andar da mafiosa Ma-Ma e, em menos de vinte segundos, matam todos os capangas presentes a capturam a poderosa chefona). Durante toda a película há um gosto de “quero mais”, e não sei exatamente se isso foi intencional ou não.

O roteiro é, sim, responsável pelos maiores triunfos do filme (a parte técnica magnífica1 e o auto-controle fantástico de seu diretor não ficam muito atrás, aliás), mas isso não o impede de trazer, também, os maiores problemas da obra. As falhas de lógica se aglomeram a um ponto de não poderem ser salvas pela suspensão da descrença. Por exemplo: quando Dredd e Anderson conseguem recobrar comunicações com a Central de Justiça, porque raios eles não informaram de uma vez tudo que estava acontecendo, ao invés de deixar os colegas com a falsa impressão de que tudo não passava de uma “batida rotineira” (um erro que, se evitado, provavelmente acabaria com a dor de cabeça deles naquele exato instante). Outra: quando Anderson é capturada por Ma-Ma, porque ela não usou seus poderes psíquicos para destruir, ou ao menos despistar, a chefona, já que a vimos usar a mesma tática em outro marginal? Ou uma mais grave: temos a cena em que Dredd, após uma louca execução em massa promovida pela mafiosa, aparece bem em frente dela e joga um de seus capatazes prédio abaixo, numa clara demonstração de força. Embora a intenção da cena fosse ser “fodástica”, no melhor estilo dos pipocões dos anos 80, o Juiz simplesmente perdeu uma chance de ouro de acabar com toda a confusão: porque ele não sacou sua arma multiuso e atirou na dita-cuja?! Neste caso, o estilo superou o bom senso, e o mesmo seria feito várias vezes para prolongar uma história que, se seus personagens fossem um pouco mais espertos, não passaria de quarenta e cinco minutos.

Artisticamente, o filme também tem uma recaída “Zack Snyder” e faz uso constante (mas não excessivo, devo admitir) do slow-motion. A justificativa é que tudo é efeito de uma droga produzida por Ma-Ma, que dá ao cérebro a impressão do tempo se passar a 1% da velocidade normal. Como podem ver, esta é a droga mais conveniente de todos os tempos no que tange a propósitos fotográficos. Na verdade, o próprio nome da bendita é SLO-MO! Aplausos para a sutileza! Por mais que tente, o filme não consegue esconder o fato de que uma droga assim só foi concebida por motivos estéticos (há um vídeo promocional inteiro dedicado ao slow-motion). Primeiro, porque o efeito em si é, convenhamos, brega – exatamente como o 3D2: interessante nos cinco primeiros minutos e muito enjoado nos demais. Segundo, porque o uso da droga não faria sentido na vida real. Se as drogas, em “Dredd” (e também neste mundo), são tomadas para se escapar da dor, porque o Slo-Mo também é usado em torturas? Na lógica do filme, se o cérebro percebe tudo mais lentamente, as torturas seriam ainda mais agonizantes – e é isso que Ma-Ma faz ao executar seus desafetos. Então porque alguém a tomaria? Na prática, ela não distrairia as pessoas de seus sofrimentos físicos ou psicológicos; como o filme bem mostra, ela só os prolonga! Por pior que seja esse futuro apocalíptico, eu duvido que todos os seus cidadãos tenham inclinações tão sado-masoquistas.

Problemas à parte, “Dredd” é bem feito ao ponto não só de fazer seu mundo over-the-top parecer convincente como também de inspirar reflexões profundas, pelo menos para quem estiver disposto a fazê-lo. Uma delas seria a validade de um sistema legal “automático”, onde todo o poder jurisdicional cairia na mão de uma única pessoa, e a lei seria seguida de maneira cega e impiedosa. Seria esse sistema realmente correto, mesmo que em uma sociedade tão torta quanto a do filme? Outra é a banalização, ou melhor, o embelezamento da violência. Novamente, tenho que dar o braço a torcer: “Dredd” é tão descarado em sua violência que, se Quentin Tarantino estivesse assistindo, o diretor-pop balançaria a cabeça para cima e para baixo com um sorriso de graciosa aprovação. Vemos corpos sendo despedaçados no referido slow-motion com um detalhamento quase estúpido; o resultado não é a repulsa, mas uma sincera apreciação daquela estranha beleza construída com sangue, pele e ossos. Estaria o filme criticando nossa sociedade e seu amor pela violência?

Não irei me alongar nestas ou em quaisquer outras “discussões filosóficas”, tanto porque elas não são intrínsecas ao filme. Assim como em meu recém-avaliado “Robocop”, “Dredd” é despretensioso o suficiente para que elas sejam um item totalmente opcional. Só que o simples fato de ele POSSIBILITAR tais reflexões deixa claro o seu triunfo. Você pode não sair do cinema filosofando ou com a moral seriamente questionada depois deste filme, mas posso garantir que terá se divertido como pouquíssimas vezes neste ano!

NOTA: 8,0

1Os efeitos visuais desta obra me nocautearam. Durante as cenas aéreas, com a câmera observando a Mega Cidade Um, eu só conseguia pensar em um “Blade Runner diurno”. E considerando que “Blade Runner” é o filme, para mim, com os melhores efeitos visuais de todos os tempos, isso não é dizer pouco;

2Falo aqui de modo geral, pois vi o filme no meu velho e querido 2D.

4 comentários:

  1. Fiquei sem palavras.

    Li pouco sobre o filme e conheço o personagem apenas em seus encontros com Batman nos quadrinhos, pois o filme anterior não é válido, de tão ruim na minha opinião.

    Gostei muito de seu texto e me inspirei a assistir no final de semana.


    ResponderExcluir
  2. A crítica anda falando bem do filme e seu texto vai na mesma direção. Talvez veja no próximo fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. arnold???? Silvester Stalone filha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela correcao. Nunca consigo falar do primeiro Dredd sem trocar os nomes.

      Excluir