Encontre seu filme!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Jurassick Park - Parque dos Dinossauros (1993)


Um filme que marcou toda uma geração e entrou para a História cinematográfica! Em 1993 o mundo conheceu um mundo fantástico, habitados por dinosauros. Mas como seria possível realizar algo deste tipo sem paracer no mínimo impossível e rídiculo? Baseado na obra de Michael Crichton, o filme se passa em uma ilha onde foram criados dinossauros atávés da engenharia genética, de onde ficariam expostos em um parque para os visitantes poderem apreciarem essas feras que viveram a mais de 65 milhões de anos atrás!

Com uma história realmente convincente, o roteiro nos leva a acompanhar a trajetória de um grupo de pessoas que visitarão o parque, mas que logo descobrirão que não era uma boa idéia estar nesta ilha. Pela primeira vez no mundo cinematográfico algo deste calibre envolvendo dinossauros foi apresentado ao público, deixando todos os espectadores maravilhados com as imagens em CG misturadas com os realistas bonecos hidráulicos! Steven Spielberg conduziu uma ótima direção, não deixando o pique cair hora alguma, dando ritmo à sua história e personagens.

Os dinossauros são uma maravilha para os olhos, de tão realistas que parecem ser. Cenas memoráveis irão ficar eternamente registradas na cabeça de quem viu este espetáculo de filme: A aparição do Braquiossauro no ínicio do filme, onde os atores tem a mesma reação que a platéia, de estar podendo ver animais que só existiram a milhões de anos atrás...e esta é a cartada certeira que o filme dá, mostrando uma cena belíssima do dinossauro se alimentando e em seguida abrindo o plano para mostrar dezenas de outros em seu ambiente, deixando a platéia absolutamente maravilhados com todo aquele belíssimo cenário. Outra cena é a tão famosa aparição do T-Rex, que será lembrada por muito tempo no mundo cinematográfico, onde mistura cenas de ação, com drama e suspense, tudo na medida certa, deixando esta cena maravilhosa. Aparição melhor para o maior predador que já existiu na terra seria impossível!

O final com os velociraptors capta a atenção dos telespectadores de maneira incrível, funcionando até hoje, sendo uma cena carregada de suspense e tensão. A trilha sonora é um espetáculo conduzido por Jhon Williams, tema que ficará na mente das pessoas por muito tempo, principalmente quando o assunto for sobre dinossauros! A música sincroniza perfeitamente com as cenas do filme, dando aquele toque especial a mais na película, deixando mais realistas as cenas interpretadas pelos atores, principalmente em cenas que envolvem os dinossauros!


Apesar de ser um filmaço, algumas coisinhas não pegaram tão bem no filme, como por exemplo deixar o T-Rex cego quando algo não estiver se movimentando. Por exemplo, a cena em que o dinossauro chega a cheirar Alan Grant e o garoto Tim mas não enxerga nada, porém estava a pouco mais de 1 metro de distância..como não sentiu o cheiro também? Outra cena seria o final onde o T-Rex abocanha o velociraptor na hora que este iria matar os personagens...como não viram o dinossauro daquele tamanho chegar la dentro? Coisinhas como estas não chegam a atrapalhar o conjunto da obra, que apesar de pequenos furos de lógica, sempre se mantém o mais verossímel possível.

O filme revelou-se um sucesso não apenas pelas cenas protagonizadas pelos dinosauros, mas sim por todo um contexto muito bem trabalhado pelo diretor e roteiristas, deixando tudo bem explicado de como foram reviver animais que viveram a milhões de anos, não deixando o argumento cair no rídiculo com uma explicação sem lógica!

"Parque dos Dinossauros" rapidamente se tornou uma febre no mundo cinematográfico, se posicionando como o filme de maior faturamento de todos os tempos, até a chegada de Titanic em 97. Um filme que ficará na história, tanto na atual quanto na história jurássica!

Nota: 10.0


Um comentário:

  1. O filme que mais marcou a minha infância. Cenas memoráveis e efeitos de primeira.

    ResponderExcluir