
Um filme que marcou toda uma geração e entrou para a História  cinematográfica! Em 1993 o mundo conheceu um mundo fantástico, habitados  por dinosauros. Mas como seria possível realizar algo deste tipo sem  paracer no mínimo impossível e rídiculo? Baseado na obra de Michael  Crichton, o filme se passa em uma ilha onde foram criados dinossauros  atávés da engenharia genética, de onde ficariam expostos em um parque  para os visitantes poderem apreciarem essas feras que viveram a mais de  65 milhões de anos atrás!
Com uma história realmente convincente, o roteiro nos leva a acompanhar a  trajetória de um grupo de pessoas que visitarão o parque, mas que logo  descobrirão que não era uma boa idéia estar nesta ilha. Pela primeira  vez no mundo cinematográfico algo deste calibre envolvendo dinossauros  foi apresentado ao público, deixando todos os espectadores maravilhados  com as imagens em CG misturadas com os realistas bonecos hidráulicos!  Steven Spielberg conduziu uma ótima direção, não deixando o pique cair  hora alguma, dando ritmo à sua história e personagens.
Os dinossauros são uma maravilha para os olhos, de tão realistas que  parecem ser. Cenas memoráveis irão ficar eternamente registradas na  cabeça de quem viu este espetáculo de filme: A aparição do Braquiossauro  no ínicio do filme, onde os atores tem a mesma reação que a platéia, de  estar podendo ver animais que só existiram a milhões de anos atrás...e  esta é a cartada certeira que o filme dá, mostrando uma cena belíssima  do dinossauro se alimentando e em seguida abrindo o plano para mostrar  dezenas de outros em seu ambiente, deixando a platéia absolutamente  maravilhados com todo aquele belíssimo cenário. Outra cena é a tão  famosa aparição do T-Rex, que será lembrada por muito tempo no mundo  cinematográfico, onde mistura cenas de ação, com drama e suspense, tudo  na medida certa, deixando esta cena maravilhosa. Aparição melhor para o  maior predador que já existiu na terra seria impossível!
O final com os velociraptors capta a atenção dos telespectadores de  maneira incrível, funcionando até hoje, sendo uma cena carregada de  suspense e tensão. A trilha sonora é um espetáculo conduzido por Jhon  Williams, tema que ficará na mente das pessoas por muito tempo,  principalmente quando o assunto for sobre dinossauros! A música  sincroniza perfeitamente com as cenas do filme, dando aquele toque  especial a mais na película, deixando mais realistas as cenas  interpretadas pelos atores, principalmente em cenas que envolvem os  dinossauros!
Apesar de ser um filmaço, algumas coisinhas não pegaram tão bem no  filme, como por exemplo deixar o T-Rex cego  quando algo não estiver se  movimentando. Por exemplo, a cena em que o dinossauro chega a cheirar  Alan Grant e o garoto Tim mas não enxerga nada, porém estava a pouco  mais de 1 metro de distância..como não sentiu o cheiro também? Outra  cena seria o final onde o T-Rex abocanha o velociraptor na hora que este  iria matar os personagens...como não viram o dinossauro daquele tamanho  chegar la dentro? Coisinhas como estas não chegam a atrapalhar o  conjunto da obra, que apesar de pequenos furos de lógica, sempre se  mantém o mais verossímel possível.
O filme revelou-se um sucesso não apenas pelas cenas protagonizadas  pelos dinosauros, mas sim por todo um contexto muito bem trabalhado pelo  diretor e roteiristas, deixando tudo bem explicado de como foram  reviver animais que viveram a milhões de anos, não deixando o argumento  cair no rídiculo com uma explicação sem lógica!
"Parque dos Dinossauros" rapidamente se tornou uma febre no mundo  cinematográfico, se posicionando como o filme de maior faturamento de  todos os tempos, até a chegada de Titanic em 97. Um filme que ficará na  história, tanto na atual quanto na história jurássica!
Nota: 10.0
 

 
 
O filme que mais marcou a minha infância. Cenas memoráveis e efeitos de primeira.
ResponderExcluir