Encontre seu filme!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Vôo United 93 (2006)


Com Paul Greengrass no comando, Vôo United 93 torna-se um filme tenso e dramático. Uma ótima surpresa.

Depois de começar seu trabalho com o pesado Domingo Sangrento e com a segunda parte da trilogia Bourne, Greengrass dirige um longa polêmico que chamava a atenção de todos, mesmo antes de sua estréia nos cinemas. Vôo United 93 é um filme com uma forte carga dramática. O roteiro, escrito pelo próprio Greengrass, mostra a vida de passageiros e tripulantes que estavam a bordo do Boeing 757 no dia 11 de Setembro de 2001. O avião e mais três haviam sido sequestrados por terroristas asiáticos, que tinham como objetivo, atacar os principais centros da economia, do exército e da política dos Estados Unidos. Dois destes aviões se chocaram contra o World Trade Center, o centro da economia norte-americana deixando mais de dois mil mortos, um outro bateu contra o prédio do Pentágono, o centro militar e o quarto tinha como alvo supostamente a Casa Branca, o centro político. Já sabendo da queda dos outros aviões sequestrados, os passageiros e tribulantes do vôo 93, sabendo que, se não vierem a fazer algo vão morrer, assim como os outros, decidem retomar o controle do avião, tirando-os assim de perigo. Porém todos sabemos que o final da história é outro.

Durante todo o percurso de 90 minutos em que o avião está no ar, não só os passageiros, mas todos os operadores de vôos e funcionários dos principais aeroportos dos Estados Unidos acompanharam o drama do maior atentado terrorista da história. Grande parte do filme se passa dentro do avião e um outra parte, nos aeroportos. Em relação à montagem, nenhuma queixa. E como poderia haver? Competente até em monetos de maior relaxamento, ela é coerente nos momentos de tensão, e no auge do clímax, ela é um verdadeiro espetáculo. Muito bem editada pelo trio Clare Douglas, Richard Pearson e Christopher Rouse, que merecidamente, receberam indicações ao Oscar.

Ninguém do elenco é propriamente conhecido, mas devido ao excelente trabalho de Greengrass, os atores inexperientes transbordam sabedoria e talento. Cada um deles homenageia vítimas reais do acidente com o avião da United Airlines, incluindo seus próprios nomes. A preparação dos atores foi algo sublime. O sábio diretor Paul Greengrass resolveu que todos os intérpretes se instalassem em hotéis diferentes. Também determinou que todos frenquetassem academias e fizessem sua refeições separadamente. Segundo o diretor, sua intenção era mostrar aos atores os sentimentos dos passageiros, a separação, o medo, o sofrimento, a hostilidade. E o resultado foi esse, mostrado ao mundo, e que deu mais do que certo.


Vôo United 93 é um filme forte para aqueles que se emocionaram naquele triste 11 de Setembro. A verdade é que, ninguém sabe ao certo se foram realmente os passageiros do vôo que abateram o próprio avião para não causar mais uma catástrofe. Há rumores que afirmam que a Força Aérea Americana, com a convicção de que o avião teria mais um alvo a destruir, abateram o avião em pelo ar. Esse fato no filme não é mostrado. Durante toda a incerteza da realidade, o filme reage como um ato heróico o que os passageiros e tripulantes fizeram, o que de fato foi, se isso realmente aconteceu. Porém, ao final do filme, momentos antes de subirem os créditos, algumas palavras apareceram, entre elas estavam que momentos APÓS a queda do avião, aí abatido pelos próprios passageiros, o governo norte-americano autorizou que a aeronave fosse abatida em pleno ar. Uma vez que ainda não há provas concretas de que a FAA teve culpa alguma na queda do avião, também não há provas que garantem que as pessoas que estavam dentro do avião se tornaram heróis. Isso pelo menos, deveria ter entrado na edição do filme, sem que assim, o roteiro se apoiasse em somente uma teoria. Mas, a explicação mais plausível para não mostrar a segunda teoria, foi o fato de que não só a população americana, mas a população mundial, QUIS acreditar que os passageiros tornaram-se heróis, evitando uma catástrofe, no fim é isso no que queremos acreditar, e foi exatamente neste ponto que o roteiro de Greengrass de baseou.

Apesar de pouco, Vôo United 93 é um ótimo filme, que surpreendeu pelo modo de filmar de Greengrass e pelo apreveitmante dos atores desconhecidos. Marcado por suas cenas de alta tensão, o filme consegue ser diferente no modo de como é focada a vida dos personagens, e junto com uma equipe fantástica da edição e uma competente fotografia de Barry Ackroyd, o longa passa um realismo pouco visto no cinema, e que vale a pena. Um novo modo de se fazer cinema, agora, à lá Paul Greengrass.

Nota: 8.5



Um comentário:

  1. Adoro esse filme, quando passa na TV, já fico atenta HAHAH é demais esse filme e inesquecível!!

    ResponderExcluir