Encontre seu filme!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A Hora do Pesadelo 2 - A Vingança de Freddy (1985)


O segundo capítulo da saga "A Hora do Pesadelo" não é tão bom quanto o original, lançado apenas um ano antes deste, mas ainda é melhor do que os que viriam a ser produzidos e lançados (com exceção do Terceiro episódio). Seria a última vez que o público poderia ver resquícios de um vilão aterrorizante, como foi mostrado na primeira parte, apesar de que neste filme, toques de humor negro já surgiam dentro da trama, mas nada comparado ao que iria acontecer após o terceiro capítulo.

O filme começa como todos os outros, com um pesadelo. O personagem Jesse está em um ônibus, lotado de estudantes, que circula pelas ruas de Springwood. Em um determinado momento o ônibus vai parar em precipício. Após mais alguns sustos, o garoto acorda. Para a abertura do longa, esta cena é eficiente para construir um bom clima para o restante do filme, misturando tensão e efeitos visuais medianos.
Jesse se mudou para a mesma casa, na rua Elm, onde morava Nancy, a heroína do primeiro filme. Ai é que as coisas começam a acontecer de verdade. O roteirista David Chaskin mudou a essência do vilão, que agora não busca matar os mocinhos, aplicando-lhes sua vingança, mas sim busca uma forma de voltar ao nosso mundo, e escolhe o jovem Jesse para conseguir seus objetivos. Jesse é o único personagem a ter pesadelos com o vilão durante o filme todo. Agora Freddy usará o jovem para alcançar os seus planos, onde o mesmo nem poderá sujar suas mãos..digo, navalhas! Como o próprio vilão afirma: "Você vai ser o corpo, e eu o cérebro"!

Agora as mortes acontecem no mundo real, e não em um pesadelo, como no primeiro filme. Isto causou inúmeras críticas ao filme, tendo em vista que esta atitude reduz a criatividade dos assassinatos feitos agora por Jesse, e não por Freddy, sem contar que o público, que após assistir ao primeiro capítulo, fica perdido, sem saber o que realmente acontece em tela.


Após um incidente envolvendo uma garota, Freddy resolve finalmente se libertar de seu "hospedeiro", em uma tomada bastante violenta. Agora o vilão, que está materializado no mundo real, ataca alguns jovens em uma festa. O problema se encontra justamente aqui. O vilão é o verdadeiro bicho-papão nos pesadelos, sendo bem explorado no primeiro longa, mas agora o que o vilão poderia representar no mundo real, onde não pode utilizar-se de seus poderes? Freddy apenas se torna um serial Killer comum, com suas navalhas imponentes.

Apesar de conter alguns bons momentos, o vilão se limita apenas a correr atrás dos mocinhos e matá-los. A mudança de clima foi drástica e rapidamente sentida pelo público. O vilão, mesmo realizando uma verdadeira carnificina, não é nem de longe, a mesma coisa do que matar nos pesadelos, como mostrado anteriormente. Mesmo com a intenção de 'renovar' a história não sendo eficiente, este segundo capítulo ainda ganha de muitos outros filmes desta saga, meros caça-niqueis sem história, sem roteiros, sem personagens interessantes e muito menos um vilão digno para a Saga, tão bem criada por Wes Craven em 1984.

Nota: 6.0

2 comentários:

  1. O primeiro é quase uma obra-prima, mas esse segundo parece ser bem fraquinho mesmo. Tenho ele aq, mas tenho receio em ver.

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. É um filme mediano. Consegue dar alguns sustos mas só isso. Não tem inovação.

    ResponderExcluir