Encontre seu filme!

quarta-feira, 7 de março de 2012

Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008)

"Ou você morre um herói, ou o vive bastante para ver se tornar o vilão."

O filme mais sombrio do ano, Batman - O Cavaleiro das Trevas é uma aposta certa para o Oscar do ano que vem. A reinvenção das adaptações de HQ não podia ser melhor, com destaque especial para o Coringa de Heath Ledger.

Heróis de HQ com adaptações para o cinema já são sinônimos de blockbuster e de "arraso nas bilheterias". Personagens adorados e aclamados por fãs como Homem-Aranha, Superman, Quarteto Fantástico, o Hulk e outros já ganharam vários filmes baseados em suas histórias originais. Com Batman não é diferente. Em 2004, os produtores Charles Roven, Emma Thomas e o também diretor e roteirista Christopher Nolan decidiram reiniciar a história do Homem-Morcego, desde o primeiro episódio. A fita, que logo percebeu-se ser bem melhor e diferente das outras recebera o nome de Batman Begins e conquistou uma bilheteria aceitável e foi um sucesso de crítica. Com impulso de dar sequência à reinvenção da estória de Batman, Nolan começou a trabalhar na segunda parte, onde contaria com a participação do pior inimigo do Homem-Morcego, o maníaco assassino, Coringa. O resultado final do longa foi muito mais do que satisfatório. Além de conseguir chegar muito, mas muito próximo da barreira de 1 bilhão de dólares, o filme é considerado um dos fortes candidatos ao Oscar do ano que vem, incluindo indicações às categorias principais.

Em uma Gotham dominada pelo crime organizado dois anos após o surgimento do Batman, a máfia local tenta prosseguir com seus négocios, com medo da interferência do Homem-Morcego, eles contratam o assassino psicopata Coringa. Lógico que jamais poderiam imaginar com o talento incondisional do Coringa de matar pessoas para a sua própria diversão fosse dificultar tanto a vida daqueles que querem o bem de Gotham City. Para substituir o até então Joker "definitivo", Jack Nicholson do filme Batman de 1989, atores como Adrien Brody, Paul Bettany, Robin Williams e Lachy Hulme estiveram cotados para o papel, mas quem ficou a cargo de interpretar o Coringa da vez, foi o multi-talentoso Heath Ledger. Ele, a fim de ter o melhor desempenho possível, o ator se isolou em um quarto de hotel por um mês, com a intenção de se preparar melhor para o papel, incluindo o lado psicológico, a voz, e a postura do maníaco. Ele também iniciou um diário onde escrevia os sentimentos e os pensamentos do Coringa durante as filmagens. Sem conseguir dormir, o ator misturou uma série de medicamentos incluindo soníferos e calmantes, que acabaram causando a overdose que o matou. Graças a tais sacrifícios por uma interpretação melhor, Ledger conseguiu deixar a interpretação de Nicholson no chinelo, mostrando ao mundo o seu incrível talento, sendo capaz de interpretar desde um cavaleiro, um cawboy homossexual até um personagem maluco e psicótico de um filme do Batman. Sua voz, risada, postura, maquiagem, suas roupas, tudo, asbolutamente tudo que esteja envolvendo o personagem do Coringa tinha o dedo de Ledger no meio. O ator fez de tudo e mais um pouco para construir um personagem malévico, e ao mesmo tempo maluco, que mata por diversão. Agora, ele tem grandes chances de receber uma indicação póstuma ao Oscar de coadjuvante e quem sabe, uma vitória não seria nada injusta.

O nível de interpretação do restante do elenco podem não estar tão alto quanto os de Heath Ledger mas mesmo assim todos estão com atuações acima da média. Gary Oldman está excelente como o esforçado comissário Jim Gordon, Aaron Eckhart é um dos melhores também, como Harvey Dent, o ator de sobressai a outros atores e o papel lhe caiu como uma luva. As ótima sparticipações dos veteranos Morgan Freeman e Michael Caine também merecem destaque. O primeiro, Lucius Fox tem um senso de humor trmendo, irônico e cético. O outro pode se rum mero mordomo, mas suas falas são importantíssimas e como sempre, Caine está ótimo. A escolha mais correta do elenco foi a substituição da insossa Katie Holmes de 'Batman Begins' para a talentosa Maggie Gyllenhaal no papel de Rachel Dewes. Sem duvida, Christian Bale é um excelente Batman, mas ele não está tão bem quanto o resto do elenco. Está sim, sem dúvida, elegante e inteligente, ágil e competente como deve ser um Batman, mas ainda leh falta um pouco mais de interessão, embora não o considere um bom ator, ele está muito bem em cenas emotivas e melancólicas e isso se deve mais ao fato de Chris Nolan ser um bom condutor de atores do que Bale ser um ótimo ator, mas ele tem os seus méritos, assim como todos da equipe.


Obviamente não é só o Coringa de Ledger que faz deste "The Dark Knight" um ícone das adaptações de HQ e tavez, o melhor filme do ano. Uma mesclagem de excelência em cada departamento, a competência de cada membro da equipe, tudo fora muito bem elaborado e pensado. Merece destaque o engenhoso diretor Christopher Nolan e seu roteiro. Nolan comanda seus atores e maneira incrivelmente eficiente, liberando em todos incríveis atuações e em alguns casos, talentos ainda adormecidos. A maneira rápida como Nolan dirige o filme é perceptível, devido a ordem dos acontecimentos. O ínicio já é uma prova de como ágil e inteligente o roteiro conduziria o filme. O roteiro de Nolan e de seu irmão Jonathan, com a parceria dos co-roteiristas David S. Goyer e Bob Kane não se perde em momento algum, levando ação e uma dose corretíssima de suspense à várias e produtivas cenas. Além de conseguir juntar tantos gêneros em um mesmo filme, os roteiristas foram capaz de construir diálogos muito interessantes e diretos, até mesmo irônicos, mostrando os sentimentos e pensamentos dos personagens.

As cenas do filme mostram como a violência constante que domina as ruas de Gotham acaba se tornando predominante no local, o terror que a terrível presença do Coringa impõe sobre a população, a frieza com a qual as pessoas levam a vida e cada um é convidado a refletir a respeito. É necessário uma boa dose de melancolia à história, mas neste caso, ela não só está presente, como também está acompanhada de grandes doses de ação e tensão, que não permitem que um filme de super-herói acabe se tornando um longametragem melancólico e dramático em excesso. Neste ponto, o roteiro dos irmãos Nolan acerta en cheio.

Na parte técnica, os efeitos sonoros se destacam. Com ruídos, explosões, tiros, tudo funciona muito bem e acompanham os efeitos lado a lado. A cena da tombada do caminhão é uma das que os efeitos mais impressionam. A direção de arte é moderna, eficiente e muito interessante. A fotografia, assim como a do primeiro filme, é tenebrosa, amedrontadora e sombria. A equipe de maquiagem e cabelo merece uma atenção especial. Para fazer o rosto do Coringa em Ledger, foi necessário uma hora para aplicar três camadas de silicone sobre o rosto do ator, e a maquiagem sobre o rosto de Aaron Eckhart, depois que ele se torna Harvey "Two Face" também é sensacional, uma réplica perfeita de um rosto humano, destruído pelo fogo.


A edição, a cargo de Lee Smith é um dos pontos fortes do filme. Nas cenas de ação, a montagem funciona perfeitamente e é capaz de prender o fôlego do espectador ao máximo. Merecem destaque também a competente dupla de compositores Hanz Zimmer e James Newton Howard que contruiram faixas arrepiantes, assustadoras, tensas e melancólicas. Todas as músicas instrumentais foram muito bem pensadas e botas em prática, ao fundo de cada cena com muita eficiência. Depois de terem sido impedidos de disputarem o Oscar de Melhor Trilha Sonora, a Academia voltou atrás recentemente e eles ainda tem grandes chances de disputar uma vaga na lista final. Faixas excelentes como "I'm not a Hero", "Why So Serious?" e "Dogs Chansing Cars", assim como "Blood in my Hands" são uma das melhores.

'Batman - O Cavaleiro das Trevas' teve orçamento de 150 milhões de dólares, e ultrapassou-os logo na primeira semana de exibição, batendo recordes de bilheteria até mesmo no primeiro final de semana. É um dos principais concorrentes ao Oscar do ano que vem, e Heath Ledger tem grandes chances de receber a indicação póstuma ao Oscar. "The Dark Knight" é talvez o melhor filme do ano, cheio de violência, ação e suspense. É um filme com um roteiro bem escrito, um diretor competente e um elenco de primeira, além de técnicas de som eficientes. É um filme de HQ bem diferente do que estamos acostumados a ver nos cinemas, com a dose certa de entretenimento. Uma grata e maravilhosa surpresa.

"Ele é o herói que Gothan merece, mas que não o que ela precisa agora. Vamos caça-lo porque ele agüenta. Porque ele não é um herói. É um guardião silencioso...Um protetor zeloso. Um Cavaleiro das Trevas."


Nota: 9.5


2 comentários:

  1. Fantástico, impossível negar, mesmo não gostando de BDs há que considerar a elevada qualidade técnica e o alcance da história.

    http://onarradorsubjectivo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filme de super-herói favorito. É uma experiência marcante!

      Excluir